Classificação: 1º lugar
O Concurso para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Centro de Excelência, nasce no âmbito de um projecto que visa o investimento na formação, investigação e inovação científica aplicada ao Turismo, destacando-se a importância de atribuir aos novos edifícios um carácter inovador e uma identidade forte, que reflita os objetivos da Entidade Promotora. O projecto assenta em princípios de sustentabilidade e biodesign desenvolvendo-se com base numa estrutura modular, que disciplina e organiza toda a proposta. A mesma métrica define uma malha de sombreamento com elementos pré-fabricados de betão de cor, verticais e horizontais que, para além de assegurar um bom desempenho energético, atribui ao edifício o desejável rigor, harmonia e equilíbrio formal.
O espaço central entre os edifícios propostos e o edifício existente EEP deve ser tratado com um carácter de Praça, que promova a melhor articulação possível entre edifícios, entre cotas, e entre os diferentes pontos de acesso ao Campus. O projecto incorpora vegetação abundante e princípios do design biofílico e sustentável, definindo espaços verdes de qualidade que promovam a permanência nos espaços exteriores, a sociabilização entre todos, e o contacto com a natureza. Com orientação solar a sul e implantado ao longo das curvas de nível, o anfiteatro exterior poderá ser livremente vivido por todos os utilizadores do Campus, funcionando como elemento dinamizador do espaço.
O passadiço de ligação entre o EEP e a proposta, tem por base a mesma linguagem arquitetónica dos edifícios e é fundamental para a harmonia do conjunto. Pretende-se que este seja uma varanda sobre a praça e que se assuma como elemento enriquecedor e dinamizador do espaço.
Os princípios de comportamento ambiental e sustentabilidade estiveram na base de elaboração da proposta, destacando-se: o sombreamento das fachadas e da cobertura, contribuindo para a regulação térmica sem elevar o consumo de energia; a maximização da superfície de painéis solares, contribuindo para a redução dos consumos de energia, e redução da emissão de CO2 e o sistema de captação e recuperação das águas pluviais.
PROJECTO:
2021
CONSTRUÇÃO:
LOCALIZAÇÃO:
Centro Escolar Hoteleiro do Estoril
ÁREA:
8250m2 área construída
ARQUITECTOS:
Patrícia Rocha Leite
EQUIPA:
Patrícia Rocha Leite
Catarina Queirós
Sara Oliveira
VISUALIZAÇÃO 3D:
Miguel Trigo
www.miguel-trigo.com